3 passos para iniciar a presença online da sua loja física


3 passos para iniciar a presença online da sua loja física

Como aumentar o alcance da sua loja física.

Todos nós já ouvimos falar do gigantesco aumento no número de usuários de redes sociais, sobretudo no Facebook e no Instagram. A facilidade de preços e acesso aos smartphones proporcionou esse gigantesco aumento da presença nas redes sociais. Contudo, há ainda uma significativa relutância dos empresários em tornar seu negócio físico presente no mundo digital. Segundo uma pesquisa da Forbes, apenas 46% das empresas norte-americanas possuem presença online. No Brasil, segundo pesquisa da DRM,  a coisa não é tão diferente: 80% das empresas brasileira ainda estão em estágio inicial na presença online. Confira abaixo três formas de aumentar a presença online do seu negócio físico e as razões para se buscar essa expansão.

Faça uma conta Instagram

Este ponto parece óbvio, mas vale a pena destacar. Ainda é surpreendente o número de negócios físicos que não possui qualquer presença no Instagram. Muitos desses empresários afirmam não ter tempo ou habilidade para se dedicar a presença online de sua empresa. Porém, criar uma conta da sua empresa no Instagram é uma ótima forma de aumentar o alcance e a visibilidade da sua empresa. Ignorar o alcance e tamanho que uma empresa pode alcançar no Instagram significa ignora o seu próprio potencial de lucro. No Instagram, além de expor e  apresentar os seus produtos para o grande público, você também pode compartilhar os bastidores da sua empresa, como os funcionários centrais, o dia-a-dia, os desafios diários e outros elementos. Compartilhar essas dimensões da sua empresa fará com que o seu cliente se sinta mais próximo do seu negócio. Fará com que ele entenda não apenas os seus produtos, mas parte da sua história. Dentre os elementos e recursos de Instagram que vale destacar para empresários:

  • Conta personalizada para empresários. Com uma conta deste tipo você poderá ter acesso à várias informações importantes, como o número de pessoas que visitou seu perfil, que clicou nos seus links, e que viu e interagiu com seus posts.
  • Impulsionamento de imagens para um público segmentado. Com este recurso você poderá, mediante pagamento ao Facebook, aumentar o alcance dos seus posts. É um ótimo recurso para informar o público sobre suas promoções, treinamentos e outros produtos.
  • Botões de contato via Whatsapp. Com este recurso as pessoas poderão contactá-lo diretamente via WhatsApp.
  • Expor produtos no Instagram loja. Este recurso permite ao cliente olhar diretamente os produtos que você vende. No futuro, o cliente poderá já efetuar a compra diretamente no Instagram.

Faça uma conta no Google Meu Negócio.

Você já teve a experiencia de buscar uma empresa no google e não conseguir encontrar? O Google Meu Negócio é a ferramenta do google que serve para cadastrar o endereço da sua loja física no Google Maps. Assim, quando alguém buscar pelas empresas do seu nicho, o endereço da sua loja aparecerá como uma opção a partir da sua localidade. O Google Meu Negócio também é uma ferramenta essencial para donos de loja. Porém, ainda é grande o número de lojas existentes que ainda não estão registradas no Google. Assim, vale a pena lembrar que se você é dono de loja e ainda não está no google, pode ter certeza que seu concorrente estará! Dentre os recursos importantes do Google Meu Negócio:

  • Informar o cliente dos dias e horários de funcionamento
  • Divulgar promoções e aumentar o alcance entre o público local.
  • Colher as opiniões e sugestões dos clientes. A partir desta ferramenta, os clientes fazem avaliações da sua empresa e, naturalmente, as empresas com maior avaliação ganham destaque pelo Google.

Faça uma conta no WhatsApp Business

Se você costuma usar o WhatsApp para se comunicar com seus clientes, configurar uma conta WhatsApp Business é uma ótima forma de facilitar esta comunicação. A ferramenta oferece uma série de funcionalidades que facilitarão seu processo de vendas. Além do mais, você pode integrá-la à sua conta do Instagram, fazendo com que aumente a sua presença digital nos canais de interação entre a sua loja e o seu cliente.  Alguns recursos importantes da ferramenta:

  • Criar um catálogo de produtos para mostrar ao seus clientes.
  • Automatizar as mensagens de interação com os clientes. Esta é uma ferramenta importante para você que se comunica diretamente com vários e vários clientes ao longo do dia. Com a ajuda da automatização do WhatsApp Business, você poderá configurar respostas rápidas e automáticas.
  • Criar grupos de interação.
  • Criar e compartilhar promoções.

Em resumo, para aumentar a presença digital da sua loja física, os três passos essenciais são:

1 – Criar uma conta no Instagram;

2 – Fazer uma conta no Google Meu Negócio;

3 – Fazer uma conta no WhatsApp Business.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário aqui embaixo.