4 passos simples para captação de clientes de Contabilidade


4 passos simples para captação de clientes de Contabilidade

Os negócios do segmento da Contábil são negócios que demandam muita confiança de seus clientes. É por isso que a captação de clientes deste setor é uma tarefa bastante desafiadora.

Afinal, seu escritório de contabilidade vai saber todos os detalhes financeiros de uma empresa e, além disso, assumir diversas responsabilidades no que tange respeitar prazos, calcular taxas e impostos, providenciar alvarás e licenças, preencher formulários e interpretar normas e leis da forma correta.

Neste contexto, a captação de clientes de contabilidade exige uma atenção redobrada para que sua empresa transpareça a solidez e a confiabilidade necessárias em seus materiais de comunicação e marketing.

Este passo a passo contém verdadeiras dicas de marketing para empresas de contabilidade que você pode implementar rapidamente no seu negócio.

Estude seu público

Que tipo de empresa você atende? Pode ser também que atenda pessoas físicas, como alguns escritórios que fazem imposto de renda para essas pessoas. É muito importante que você conheça o tipo de empresas ou clientes que atende. O porte, ramos de atuação, localização geográfica e outros fatores que ajudem a direcionar suas ações de marketing.

Defina seus diferenciais

Normalmente, as empresas tem um trunfo, um serviço que fazem melhor que as outras e que atrai seus clientes. Qual o trunfo de seu escritório para ajudar na captação de clientes contábeis ? Você pode ter softwares de gestão melhores, uma equipe qualificada, agilidade nos serviços, alta qualidade e competência, domínio da legislação etc. Tenha em mente este seu diferencial competitivo.

Escolha um posicionamento

Com auxílio das informações que você definiu nos itens acima, defina o seu posicionamento, isto é, como quer ser visto na mente de seus consumidores. Existem várias alternativas de posicionamento e você deve escolher aquela que acredita ter o maior poder de conquistar clientes em contabilidade conforme as características de sua empresa.

Por exemplo: você pode se posicionar como um escritório contábil ágil para pequenas empresas, ou como um especialista em grandes corporações, ou ainda como a empresa número um em serviços de RH e tantos outros posicionamentos que só você poderá escolher para seu negócio de contabilidade.

Materiais e ações online

Um site com conteúdo de qualidade é obrigatório. Além disso, algumas mídias sociais podem ajudar. Um blog corporativo sobre assuntos de interesse de seus clientes é uma excelente ferramenta para atrair clientes pela internet para seu site. Mas é crucial que seu blog tenha um conteúdo relevante para seu público (que você pode adaptar para as mídias sociais citadas a seguir). Além disso, ele deve ser elaborado com técnicas de SEO (search engine optimization), que fazem seu site se posicionar nas primeiras posições nos sites de busca.

O Facebook é uma mídia um pouco mais informal e você terá que postar algum conteúdo quase que diariamente para que sua existência faça sentido. Outra mídia social muito usada no ambiente corporativo é o LinkedIn cujo foco são empresas. É importante ter uma página nesta rede social.

Uma dica é oferecer em seu site, por meio de formulários de rápido preenchimento, materiais de consulta, e-books, consultorias outros “brindes” educacionais em troca de informações como e-mail, nome e telefone. Essas informações serão necessárias, para que sua equipe possa entrar em contato com esses futuros clientes e tentar marcar visitas ou outras ações, como envio de Newsletters e e-mail marketing.

As dicas acima irão te ajudar a organizar os seus materiais de comunicação, a ter mais visibilidade na internet e a conseguir contatos de potenciais empresas interessadas em seus serviços. Assim, você pode se comunicar com elas de forma assertiva e com o objetivo de conquistar novos clientes contábeis, online.

Gostou dessas dicas? Deixe seu comentário aqui embaixo, assim nós vamos saber se estamos no caminho certo para te ajudar a levar o seu negócio de contabilidade para o próximo nível.