
Talvez não tivesse reparado, mas as imagens podem gerar enormes quantidades de tráfego orgânico.
Alguém busca um produto no Google, um lugar, uma receita ou um infográfico e ai aparece o espaço que poderia ocupar com sua imagem.
A pesquisa universal mostra imagens nas páginas de resultados de forma misturada. Isso significa que não é necessário buscar exatamente uma imagem para encontra-la, pode aparecer em qualquer momento na busca.
É inegável, vivemos na cultura das imagens. Sentimos atração quando vemos algo que nós impacta. As emoções que sentimos com um rápido impacto visual é impossível que possam ser transmitidas num texto. “Uma imagem vale mais que mil palavras”.
Agora que ja entendemos a importância das imagens, é igualmente importante que você aprenda a otimizar suas imagens para os buscadores (o que é conhecido como SEO para imagens).
Mesmo que a tecnologia para o reconhecimento de imagens tenha avançado muito, os buscadores seguem tendo problemas para interpretar o conteúdo das imagens.
Por isso, precisa utilizar o atributo ALT para descrever suas imagens.
O nome ALT vem do alternate texto ou texto alternativo, e é o que utilizam os buscadores para saber que é o que mostra a imagem. Também é o texto que é utilizado no lugar da imagem quando ela não pode ser carregada junto com o resto do conteúdo da página.
Além de tudo, um detalhe que poucos pensam é na usabilidade e na possibilidade de ajudar a muita gente cega e que tem programas que leem o conteúdo para eles. É uma excelente forma de fidelizar visitas com uma boa descrição de suas imagens.
A chave para criar boas tag ALT são:
O nome do arquivo é um indicador do conteúdo da imagem. Pensa que uma imagem chamada “bolo-de-banana.jpg” provavelmente mostre um bolo de banana.
Para otimizar o nome deve tentar ser curto e descritivo, e não é necessário que inclua tanta informação como na Tag ALT.
Um bom nome de arquivo é caracterizado por:
É muito importante que suas imagens estejam cercadas por textos e que esse texto seja relacionado com o conteúdo da imagem. Isso quer dizer o texto que há acima e abaixo da imagem, cabeçalhos e título da página (sempre que for possível).
Tenha em consideração que si o texto que cerca a imagem não tem nada a ver, a relevância para o buscador será baixa. Assim que quanto mais estreita seja a relação entre a imagem e o contexto dela, melhor.
O ideal é que o tamanho do arquivo seja o menor possível. Dessa forma as imagens carregam rápido, e isso é algo que os buscadores gostam e premiam.
Porém, o tamanho do arquivo depende de dois coisas:
Se quer uma imagem de grandes dimensões num arquivo pequeno, a qualidade não será boa. E se quer uma imagem de alta qualidade, terá que reduzir as dimensões.
Isso faz do JPEG o formato ideal para os buscadores, ainda que também pode utilizar PNG e GIF.
Então, na hora de preparar suas imagens:
Por outro lado, pode utilizar TinyPNG para comprimir imagens. Essa ferramenta faz um trabalho bom mantendo a qualidade das imagens.
Um atributo pouco conhecido para imagens é a descrição longa. Como seu nome diz, serve para incluir uma descrição mais longa que a que pode ser inclusa no atributo ALT.
A verdade é que a descrição longa não é muito utilizada, porém, queria incluir ela na lista para que você tenha toda a informação possível.
Um aspecto muito importante da otimização de imagens é a indexação. As imagens devem estar no índice do buscador para aparecer na busca, porém, se o buscador não encontra seus arquivos de imagem, dificilmente poderá registrar elas.
Há uma forma de aumentar as possibilidades de que suas imagens sejam indexadas, e é gerando um sitemap específico para imagens. Esse arquivo inclui a URL de cada imagem, porém, também é possível adicionar o título e o footer da foto.
Já que chegou até aqui, o que agradeço muito, não vou deixar que termine sem te passar uma dica extra. E vou te adiantar que essa dica é a mais efetiva.
Se quer melhorar a visibilidade de suas imagens, não há nada mais simples e direto que conseguir links. Sim, links. E não só para a página que contem a imagem, também para o próprio arquivo de imagem.
Além disso, se utiliza palavras chaves no texto ancora, pode melhorar o posicionamento para essas buscas. Mas, é claro, sem abusar.