
Se você não saber para quem você quer vender, você vai desperdiçar tempo e dinheiro com quem nunca vai comprar de você.
Se você errar nessa etapa, você atrairá a pessoa errada e gastará tempo e dinheiro tentando engajar e vender para quem não tem interesse no que você oferece. É como tentar vender churrasco para vegetarianos.
Dados demográficos como:
Liste dez crenças limitantes do seu público. Vou exemplificar utilizando o meu público: muitas pessoas que eu atendo acreditam que precisam ter um site para então vender pela internet. Essa é uma das primeiras crenças limitantes das pessoas que ainda não utilizam a internet para vender. E isso não é verdade, você pode vender por várias plataformas gratuitas, como Instagram, Facebook e LinkedIn.
Outra crença limitante do meu público é que investir em marketing digital é caro, quando na verdade já mostrei em vários vídeos que você consegue, sim, ter resultados bons com investimentos baixos, como R$ 6,00 por dia.
Você precisa entender as crenças do seu mercado e trabalhar em conteúdos para quebrá-las.
Liste as dez dúvidas mais comuns do seu público. As maiores dúvidas do meu público são: “como fazer anúncios pelo gerenciador de anúncios?” ou “Como coloco a sacolinha do Instagram nos meus posts?”
Ao saber quais são as principais dúvidas dos seus clientes você pode criar conteúdos interessantes e de qualidade para eles.
Liste também as dez dores ou problemas do seu público. As dores do meu público são: ver as vendas caindo e não saber o que fazer, não saber vender pela internet, não saber criar uma loja virtual, não saber montar um site, não saber usar o Instagram. Esses problemas também servem para criar conteúdo que ajude o seu público e o fidelize à sua empresa.
Outra informação importante: liste dez sonhos ou aspirações do seu público. Isso é o que o seu cliente está buscando todos os dias.
Um dos sonhos do meu público, por exemplo, é vender todos os dias. Outro é ter liberdade financeira e passar mais tempo com a família.
Com essas informações disponíveis você consegue atingir direto na emoção das pessoas.
Lembre-se: As pessoas compram pela emoção e justificam pela razão.
Com um pergunta muito simples você pode descobrir todas essas informações: O que os meus dez melhores clientes têm em comum?
No meu caso, eles têm a mesma faixa etária, a maioria são homens, casados e têm filhos pequenos.
Com essas informações em mãos fica muito fácil saber que caminho seguir e como produzir conteúdos diariamente para as suas redes sociais.
Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário.