Como desenvolver o e-mail marketing?


Como desenvolver o e-mail marketing?

Saiba como fazer

Conforme falamos anteriormente no blog, o e-mail marketing é um ferramenta poderosa para fidelizar clientes, informá-los sobre promoções e assuntos do interesse deles e também para que sua empresa seja sempre lembrada.

Separamos algumas dicas para que você se saia bem nessa tarefa:

Procure uma plataforma gratuita

Comece com uma plataforma gratuita. O mailchimp é uma boa opção para iniciantes e a maioria das ferramentas é gratuita. Basta entender um pouco de inglês para começar a usar e você ainda pode personalizar os e-mails de acordo com o que você precisa.

Atualize o mailing

Pode ser que sua empresa tenha um mailing com mais de 20000 contatos mas, nesse caso, esses números talvez possam ser bem menores. Crie um e-mail de teste com algumas informações e envie para seus contatos. A maioria das plataformas lhe darão um retorno sobre quantas pessoas receberam aquele e-mail de fato, quantos e-mails estão inativos e assim por diante. Faça a limpa nesses contatos. Lembre-se sempre que você quer se comunicar com pessoas, não com robôs.

Fuja de listas de mailing

Já foi bem comum encontrar listas a venda com vários e-mails para você aumentar o seu mailing. Assim como comprar seguidores, essa estratégia não funciona e o que você quer não é volume, mas sim leads, e conseguir leads através de e-mails de pessoas que realmente se interessaram pela sua empresa/produto é bem mais fácil.

Cuidado com o spam

Não envie e-mails o tempo todo. Procure estabelecer uma rotina e ofereça ao receptor a opção de receber menos e-mails ou de receber apenas aquilo que ele gosta.

Personalize a lista de contatos

Conforme falamos anteriormente, separar o mailing por setores como masculino e feminino, idade e preferências é uma boa opção. Caso você consiga usar o nome da pessoa que for receber, ainda melhor. Algumas empresas sabem o número do calçado do receptor e oferecem promoções de acordo com aquela informação, por exemplo.

Seja amigável

Na hora de escrever o e-mail, seja pessoal e direto. Uma aproximação mais humana faz toda a diferença, transmite confiança e gera no receptor a sensação de proximidade e familiaridade.

Não envie um folheto

Mostrar aos seus contatos as novidades e seus produtos todos de uma vez é muito tentador, porém, é fundamental evitar transformar o e-mail marketing num jornal de supermercado. Caso deseja mostrar os produtos, escolha alguns e deixe que o contato venha até você através do clique em links. Procure evitar usar muitas imagens e invista no texto.

Analise os dados

Por fim, mas não menos importante, analise as informações que o e-mail marketing traz para a sua empresa: quantas pessoas clicaram, leram, efetuaram compras e acessaram o seu site através desse e-mail, buscando sempre melhorar essa comunicação.

Precisa de ajuda para utilizar o e-mail marketing no seu negócio?

Entre em contato com a nossa equipe, podemos orientar você!