Como ter ideias infinitas de conteúdos para o seu Instagram


Como ter ideias infinitas de conteúdos para o seu Instagram

Depois desse passo a passo, você nunca mais terá problemas com a produção de conteúdos para o seu perfil do Instagram.

Se você já leu este post aqui e definiu o perfil de cliente ideal para sua empresa, você já deve ter listado as 10 crenças limitantes, 10 dúvidas, 10 problemas e os 10 do seu potencial cliente.

Se você focar só nessas informações terá mais de 40 temas para abordar, um pouco mais do que uma publicação por dia durante um mês. 

Mas o passo a passo que eu vou te ensinar nos próximos parágrafos, vai possibilitar que você tenha mais de 160 conteúdos para postar, sem precisar ter mais nenhuma ideia diferente dessas.

Lista VIP

Inscreva-se em nossa Lista Vip e receba conteúdos exclusivos!

Faça posts durante uma semana todos os dias

Publique um post que ajude o seu cliente, que o faça chegar mais rápido ao resultado almejado ou que tire alguma dúvidas. 

Ao final dessa semana, abra uma caixa de perguntas:

Você pode postar nos stories e replicar no feed para que as pessoas respondam nos comentários.

Você deve fazer isso após uma semana porque, depois desse período, você terá algumas pessoas mais engajadas com o seu conteúdo porque você publicou todos os dias. Ao abrir uma caixinha de perguntas, as pessoas enviarão as dúvidas e desafios delas para você. Ao fazerem isso, você conseguirá captar ainda mais dúvidas e problemas que o seu público tem e organizá-los em um documento (uma planilha por exemplo), tendo acesso direto às informações que as pessoas realmente querem consumir.

Planilhe todas as perguntas que você receber

Armazene tudo o que o seu público falar, os feedbacks, as dúvidas e informações que você recebe. Por que? Porque o próximo passo é:

Transforme todas essas dúvidas / problemas em conteúdo

Mas que formato conteúdo? Qualquer um. 

Você pode pegar uma pergunta e respondê-la nos stories, ajudando as pessoas a resolverem um problema. 

Você pode também gravar um vídeo de um minuto respondendo aquela dúvida. Ou um vídeo mais longo. Você pode criar um post com legenda, obrigando a pessoa a clicar na imagem e ler o texto.  Pode ser também um carrossel com uma lista.

A mágica da multiplicação de conteúdos

Agora você vai pegar cada dúvida e criar diferentes formas de explicar o mesmo conteúdo. Você pode fazer um post com imagem e legenda, pode fazer um carrossel, pode gravar um vídeo. Existem vários formatos conteúdos que são apresentados de maneira diferentes. 

Uma ideia pode derivar mais ou menos quatro formas diferentes de ser apresentada e postada. O importante é sempre utilizar temas que se conectam com o que o seu público precisa.

Crie diferentes formas de explicar o mesmo conteúdo

O mesmo conteúdo pode ser abordado de várias formas. Qual forma escolher? A que funciona melhor para o seu público e que se encaixa na sua agenda. Um post por dia é suficiente se você está começando agora.

Derive vários conteúdos de um

Por exemplo: se você gravou um vídeo sobre um assunto, você pode usar a mesma ideia desse vídeo para criar um post de imagem, ou, o mesmo conteúdo daquele vídeo pode virar um carrossel, ou, você pode fazer uma live detalhando mais ainda este mesmo conteúdo. 

Cada conteúdo pode virar, no mínimo, quatro. 

Além dos quarenta conteúdos que você já tem (respondendo às perguntas do perfil de cliente ideal do seu negócio: crenças, dúvidas, problemas e sonhos), cada um deles pode ser multiplicado por quatro.

Sem muito esforço, você terá mais conteúdo do que você pode publicar em um ano inteiro. 

O importante desses conteúdos é que eles tem valor para as pessoas que estão acompanhando o seu perfil. Você está respondendo a perguntas e solucionando problemas que elas já têm. 

Você não está tentando ‘adivinhar’ quais são os problemas do seu público. As próprias pessoas alimentam você sobre os conteúdos que tem valor para elas. 

Muitas pessoas, no entanto, não conseguem começar a produzir os conteúdos porque têm travas, principalmente os perfeccionistas. É importante que você saiba que o primeiro post que você fizer nunca vai ficar bom o suficiente, nem excelente. E está tudo bem. 

A quantidade vem antes da qualidade. Você vai aprender a fazer os posts conforme faz os posts. É um processo de aprendizado como qualquer outro.

Você faz posts todos os dias, recebe feedbacks e a partir daí decide o que fazer em seguida, quais posts mais funcionam melhor. Se você não tiver quantidade primeiro dificilmente você terá qualidade. Uma frase que usamos muito é ‘frequência vem antes de excelência.’ 

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário aqui embaixo