
Quantidade nem sempre significa qualidade
Ao trabalhar com o Instagram é importante saber que o seu conteúdo pode ser muito bem elaborado e esclarecedor, porém, ele só será entregue ao seu cliente ideal caso seja desenvolvido um bom trabalho.
Pode ser que seus seguidores tenham o perfil de cliente ideal para o seu negócio, ainda assim, é possível que as suas publicações não sejam exibidas para todos ou talvez elas se percam em meio a muitas outras que estão competindo pela atenção desses usuários.
Muitos fatores determinam se o conteúdo será entregue ao seu consumidor ideal, aquele que apresenta uma chance real de negócio e quase nenhum deles se dá ao fato de a sua conta ser uma das mais seguidas no Instagram.
Muitas pessoas acreditam que mais seguidores = mais sucesso e mais clientes, mas isso não é verdade.
Algumas empresas são seguidas por milhares de pessoas e, ainda assim, realizam poucas ou nenhuma venda no Instagram.
O que será que elas estão fazendo de errado?
Uma das variáreis de sucesso de um perfil do Instagram ou de uma postagem é o nível de engajamento gerado.
Podemos considerar engajamento qualquer interação que as pessoas, clientes ou não, têm com a sua marca através do Instagram. Uma curtida, um comentário, um compartilhamento. Isso depende muito pouco do número de seguidores e muito mais do conteúdo oferecido ao seu público e uma estratégia de distribuição desse conteúdo.
Existe uma fórmula que você pode utilizar para descobrir a taxa de engajamento dos seus posts, assim você saberá quais são os seus melhores conteúdos e poderá identificar os padrões que funcionam.
Basta você fazer o seguinte cálculo:
(Curtidas + Comentários + Compartilhamentos + Salvamentos) / Alcance da publicação * 100.
Por exemplo, vamos supor que você fez um post e esse post teve:
10 curtidas + 3 comentários + 2 compartilhamentos + 0 Salvamentos e alcançou 300 pessoas.
A taxa de engajamento desse post do exemplo é de 5%.
A taxa de engajamento pode ser um guia, mas para descobrir como criar o conteúdo ideal para o seu público, é fundamental, antes de tudo, ter uma direção. Uma estratégia.
Antes de começar, responda a algumas perguntas sobre o seu negócio: quem é o seu cliente ideal? Quais são os interesses dele? Quais são os problemas, dúvidas e sonhos dele?
Ao identificar essas informações sobre o seu cliente ideal, você já terá uma direção a seguir. Agora você pode criar conteúdos que respondam essas dúvidas, o ajudem a resolver esses problemas ou ajudem a atingir mais rápido os seus sonhos. Esta é a fórmula do conteúdo que se conecta com seu público.
Mas esse é apenas o início do caminho. O seu cliente ideal está no Instagram? Qual linguagem ele utiliza? Quantos anos ele tem? O que você pode fazer para chamar a atenção dele para o seu conteúdo, produto ou serviço?
Se o seu negócio oferece muitos produtos ou serviços, as vezes, fica difícil escolher para qual público o seu conteúdo deverá ser direcionado. Nesse caso você deve definir com quem você quer se comunicar e investir todo o seu tempo e se tornar excelente em se conectar com esse perfil de cliente ideal.
Em seguida, escolha um outro perfil para outro serviço ou produto que você e siga os mesmos passos, assim você vai ganhar cada vez mais território.
Nesse processo eu gosto sempre de reforçar: Nunca compre seguidores, onde contas de robôs são criadas para seguir a sua marca no Instagram, gerando volume, porém, com eficiência zero, afinal, robôs não fazem compras.
Construir um estratégia com base em conteúdos que o público ideal da sua marca se conecta é uma das melhores formas de ganhar seguidores e, além disso, de ganhar clientes.
Com uma estratégia pronta e colocada em ação, é importante mensurar os resultados, descobrir o que deu certo, o que não deu, apostar no que deu certo e melhorar o que pode ser melhorado. Com dedicação e profissionalismo, é possível ver o número de seguidores crescer, de engajamento e de clientes também.
Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui embaixo nos comentários