
Saiba mais sobre essa ferramenta
Sua empresa já possui uma lista consistente de clientes que periodicamente adquirem seus produtos ou serviços. Vender novamente para um consumidor que já conhece o seu trabalho é muito mais fácil.
O que fazer, porém, para manter o contato com esses clientes? Para avisá-los sobre promoções, produtos, serviços, descontos ou sobre uma mudança de endereço, por exemplo? A resposta é o e-mail marketing.
Conforme falamos anteriormente no blog, o e-mail marketing é uma ferramenta utilizada no marketing digital para manter contato com clientes e potenciais clientes do seu negócio. Fidelizar, comunicar e atrair consumidores para a sua marca através do mundo digital é muito mais fácil com a utilização do e-mail marketing.
O e-mail marketing funciona assim: em primeiro lugar, sua empresa cria um domínio – um site – para organizar todas as informações sobre a marca, produtos, serviços, preços, endereço entre outras. Com anúncios estratégicos no Google, usuários interessados no que sua empresa oferece encontrarão o seu site e terão acesso ele. Utilizando o marketing de conteúdo (que consiste em produzir conteúdo relevante e original para seu site ou blog), o usuário permanece no seu site para consumir o conteúdo. A partir daí, você pede para que ele ou ela cadastre o e-mail para receber mais posts como aquele.
Você passa a ter o e-mail de clientes e de potenciais clientes e enviar a eles informações sobre produtos e promoções torna-se mais fácil. Quem já comprou pode vir a comprar novamente e quem apenas visitou o site pode considerar a compra com cupons de descontos e outros atrativos.
Aplicando as regras de SEO nas postagens, o conteúdo funciona como uma isca para atrair nossos visitantes e consequentemente aumentar o seu mailing.
Com o mailing pronto, cabe ao time responsável em conjunto com o departamento de comunicação da empresa decidir o que será enviado para os e-mails cadastrados e qual a frequência dos e-mails. E-mails constantes e desinteressantes acabam caindo na caixa de spam ou a assinatura é cancelada.
É importante lembrar que o e-mail marketing não deve funcionar apenas como um folheto, mas trazer informações, novidades e conteúdo para quem decidiu recebê-los. É sempre uma boa maneira de atualizar o mailing, excluindo e-mails que não existem, observar a taxa de entrega e analisar métricas de acessos, conteúdo e retorno.
Cada estratégia funciona de uma maneira diferente para diferentes empresas. Apenas disparar o e-mail marketing sem acompanhar o retorno que essa ferramenta traz para aperfeiçoar a comunicação não traz resultados.
É preciso ficar atento ao número de cadastros e ao que leva os usuários a cancelarem suas assinaturas. É uma forma de comunicação não invasiva pois o cliente/potencial cliente que recebe o e-mail concordou em recebê-lo. O e-mail marketing, quando bem utilizado, apresenta um grande retorno e converte acessos em vendas.
Precisa de ajuda para utilizar o e-mail marketing no seu negócio?
Entre em contato com a nossa equipe, podemos ajudar você!