O que é o e-mail marketing?


O que é o e-mail marketing?

Saiba mais sobre essa ferramenta

Sua empresa já possui uma lista consistente de clientes que periodicamente adquirem seus produtos ou serviços. Vender novamente para um consumidor que já conhece o seu trabalho é muito mais fácil.

O que fazer, porém, para manter o contato com esses clientes? Para avisá-los sobre promoções, produtos, serviços, descontos ou sobre uma mudança de endereço, por exemplo? A resposta é o e-mail marketing.

Conforme falamos anteriormente no blog, o e-mail marketing é uma ferramenta utilizada no marketing digital para manter contato com clientes e potenciais clientes do seu negócio. Fidelizar, comunicar e atrair consumidores para a sua marca através do mundo digital é muito mais fácil com a utilização do e-mail marketing.

O e-mail marketing funciona assim: em primeiro lugar, sua empresa cria um domínio – um site – para organizar todas as informações sobre a marca, produtos, serviços, preços, endereço entre outras. Com anúncios estratégicos no Google, usuários interessados no que sua empresa oferece encontrarão o seu site e terão acesso ele. Utilizando o marketing de conteúdo (que consiste em produzir conteúdo relevante e original para seu site ou blog), o usuário permanece no seu site para consumir o conteúdo. A partir daí, você pede para que ele ou ela cadastre o e-mail para receber mais posts como aquele.

Você passa a ter o e-mail de clientes e de potenciais clientes e enviar a eles informações sobre produtos e promoções torna-se mais fácil. Quem já comprou pode vir a comprar novamente e quem apenas visitou o site pode considerar a compra com cupons de descontos e outros atrativos.

Aplicando as regras de SEO nas postagens, o conteúdo funciona como uma isca para atrair nossos visitantes e consequentemente aumentar o seu mailing.

Com o mailing pronto, cabe ao time responsável em conjunto com o departamento de comunicação da empresa decidir o que será enviado para os e-mails cadastrados e qual a frequência dos e-mails. E-mails constantes e desinteressantes acabam caindo na caixa de spam ou a assinatura é cancelada.

É importante lembrar que o e-mail marketing não deve funcionar apenas como um folheto, mas trazer informações, novidades e conteúdo para quem decidiu recebê-los. É sempre uma boa maneira de atualizar o mailing, excluindo e-mails que não existem, observar a taxa de entrega e analisar métricas de acessos, conteúdo e retorno.

Cada estratégia funciona de uma maneira diferente para diferentes empresas. Apenas disparar o e-mail marketing sem acompanhar o retorno que essa ferramenta traz para aperfeiçoar a comunicação não traz resultados.

É preciso ficar atento ao número de cadastros e ao que leva os usuários a cancelarem suas assinaturas. É uma forma de comunicação não invasiva pois o cliente/potencial cliente que recebe o e-mail concordou em recebê-lo. O e-mail marketing, quando bem utilizado, apresenta um grande retorno e converte acessos em vendas.

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