O que é o Gatilho Mental da Autoridade?


O que é o Gatilho Mental da Autoridade?

Como usá-lo na comunicação da sua marca

Ao lidar com o público com o objetivo de vender, é importante que algumas estratégias sejam seguidas. Além de estratégias de venda e divulgação, as estratégias de comunicação também são muito importantes.

O produto ou serviço que você oferece pode ser o melhor do mundo, com um preço justo, mas apenas qualidade não adianta caso ninguém o conheça nem o procure. É preciso mais do que isso.

No marketing, e em várias outras áreas, não basta ser, mas é importante parecer também.

Existem várias maneiras de criar uma comunicação assertiva que transmita serenidade e instigue a segurança que o cliente precisa para adquirir o serviço ou produto que a sua empresa oferece. Uma das estratégias mais utilizadas é o gatilho mental da autoridade.

O que é gatilho mental da autoridade?

Os gatilhos mentais são ferramentas utilizadas para conseguir a reação de alguém. Esses métodos são muito utilizados na publicidade, estudados na psicologia e foram trazidos para as empresas: com o estímulo certo, as pessoas se sentem mais compelidas a adquirir o que você vende e a acreditar no que você diz.

Pense na área que você atua. Quem é autoridade na sua área? Quem é a pessoa que é a liderança quando você pensa no seu produto? Na área da saúde, a autoridade é o médico. Na área da educação, a autoridade é o professor. Se um engenheiro diz que uma obra precisa de mais concreto, a sugestão dele será seguida, afinal, ele é a autoridade na construção. E assim sucessivamente em várias áreas.

O gatilho mental da autoridade é fazer com que as pessoas escutem o que você tem a dizer porque você sabe o que está falando, porque você é autoridade no assunto. Dessa forma, é possível conduzir o seu cliente ao que de fato importa: a venda.

Como usar o gatilho mental da autoridade?

Agora que você já sabe o que é esse gatilho, vamos explicar como aplicá-lo em algumas situações. Assim como o seu produto, é importante também conhecer o seu cliente. O que ele espera do que vai adquirir? O que faria ele comprar ou não o seu serviço? Ao ter as respostas para essas perguntas, é possível traçar algumas estratégias.

Para utilizar o gatilho mental, é importante transmitir segurança, saber o que você vende, conhecer o seu produto e/ou serviço, defender porque ele é melhor do que o concorrente. É preciso trabalhar para que a sua marca seja líder no seu segmento, reforçando a ideia de que a sua empresa é a autoridade quando se trata daquele assunto.

Mas como fazer isso? Utilizando um conteúdo atraente, informativo e com qualidade. Informe os seus clientes sobre as vantagens da utilização do seu produto e/ou serviço, mostre a ele como ele pode utilizar, o que ele ganha ao comprar, o que ele deixa de ganhar ao não comprar. Uma comunicação ampla e transparente ajuda a sua marca a alcançar o status de autoridade de maneira duradoura e eficaz.

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