O que é o Gatilho Mental da Autoridade?


O que é o Gatilho Mental da Autoridade?

Como usá-lo na comunicação da sua marca

Ao lidar com o público com o objetivo de vender, é importante que algumas estratégias sejam seguidas. Além de estratégias de venda e divulgação, utilizar estratégias de comunicação eficazes também é de extrema importância.

O produto ou serviço que você oferece pode ser o melhor do mundo, com um preço justo, mas apenas qualidade não adianta caso ninguém confie nele (ou na sua empresa) e nem o procure. É preciso mais do que isso.

No marketing, não basta ser, mas é importante parecer também.

Existem várias maneiras de criar uma comunicação assertiva que transmita seriedade e aumente a percepção de segurança que o cliente precisa para adquirir o serviço ou produto que a sua empresa oferece. Uma das estratégias mais utilizadas é disparar o gatilho mental da autoridade.

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O que é gatilho mental da autoridade?

Os gatilhos mentais são ferramentas psicológicas utilizadas para conseguir a reação de alguém. Esses métodos são muito utilizados na publicidade, estudados na psicologia e foram trazidos para as empresas: com o estímulo certo, as pessoas se sentem mais compelidas a acreditar no que você diz e, por consequência, adquirir o que você vende.

Pense na área que você atua, quem é autoridade no seu mercado? Na área da saúde, por exemplo, a autoridade é o médico. Na área da educação, a autoridade é o professor. Se um engenheiro diz que uma obra precisa de mais concreto, a sugestão dele será seguida, afinal, ele é a autoridade na construção.

É importante lembrar que autoridade é algo percebido, ninguém É autoridade, as pessoas são PERCEBIDAS como autoridade em assuntos específicos.

Vou explicar melhor.

Se você encontrar um médico na rua, mas ele não estiver vestido como médico e você não o conhecer, ele não será percebido por você como uma autoridade médica, será apenas mais uma pessoa em meio as outras.

O gatilho mental da autoridade é utilizado para fazer com que as pessoas escutem o que você tem a dizer porque você sabe o que está falando, você é autoridade no assunto e elas confiam em você. Dessa forma, é possível conduzir o seu cliente ao que de fato importa: a venda.

Como usar o gatilho mental da autoridade?

Agora que você já sabe o que é esse gatilho, vamos explicar como aplicá-lo em algumas situações. Assim como o seu produto, é importante também conhecer o seu cliente. O que ele espera do que vai adquirir? O que ele precisa para se sentir seguro ao comprar o seu produto ou serviço? Ao ter as respostas para essas perguntas, é possível traçar algumas estratégias.

Para utilizar este gatilho mental, é importante transmitir segurança, mostrar que você é especialista no assunto que você se propõe a falar. Uma forma de reforçar sua autoridade é mostrar depoimentos de pessoas que já compraram os seus produtos e/ou serviços e tiveram ótimos resultados com ele. Isso irá passar segurança para quem ainda não te conhece ou não conhece seus produtos e serviços.

Nada aumenta mais a sua autoridade do que o seus RESULTADOS!

Quando a conversa avançar para os seus produtos e serviços, mostre que você realmente entender os problemas que eles resolvem, mostre o porque ele é melhor do que o concorrente, quais são seus benefícios e diferenciais.

Mas como fazer isso?

Publicando conteúdos que informem, tirem dúvidas e ajudem os seus potenciais clientes a atingirem os objetivos que eles almejam. Coloque-se na posição de professor e ajude o seu público a entender melhor aquilo que você faz, explique o que ele ganha ao te acompanhar, o que ele ganha ao comprar de você e também o que ele deixa de ganhar ao não comprar de você.

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