O que é um domínio?


O que é um domínio?

Você já deve ter ouvido em fóruns, debates e em outras plataformas sobre domínio.
Mas você sabe o que isso significa?

Em resumo, domínio é o nome de um site, o endereço dele.
É através do domínio que você consegue acessar sites, blogs e quase tudo o que está disponível na internet. Normalmente, o formato de um domínio é nomedasuaempresa.com.br.

É a forma mais fácil de encontrar um endereço no ambiente online, seguindo regras que estabelecem seu uso e o deixa mais fácil para os usuários. Sem ele, o endereço seria apenas uma sequência de números conhecidos como IP, por exemplo: 191.232.12.123.

O domínio é um dos primeiros passos para garantir a presença do seu negócio no ambiente digital. É a partir dele que você pode criar seu site, e-mails e ter acesso a outras ferramentas.

No Brasil, os domínios com o final .br são cadastrados pelo Registro.br. Cada domínio que usa o .br é registrado pelo NIC.br, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. A atuação do CGI.br e do NIC.br abrange desde aspectos técnicos, recomendações de procedimentos para a segurança e a produção de pesquisas, permitindo a manutenção do nível de qualidade técnica e da inovação e subsidiando a implementação de políticas no uso da Internet no Brasil.

O registro de domínios, nas categorias sob o .br, está disponível para pessoas físicas (CPF) e jurídicas (CNPJ) legalmente representadas ou estabelecidas no Brasil com cadastro regular junto ao Ministério da Fazenda.

A categoria mais comum é o COM.BR, disponível para atividades comerciais. Existem os EDU.BR, usados por instituições de ensino superior e os ONG.BR, para atividades não governamentais individuais ou associativas.

A escolha do nome de domínio é de responsabilidade do solicitante, que poderá efetuar seu registro caso o resultado da pesquisa de disponibilidade seja “Domínio disponível para registro”.

O nome escolhido deve respeitar as seguintes regras sintáticas:

            •           Tamanho mínimo de 2 e máximo de 26 caracteres, não incluindo a categoria;

            •           Caracteres válidos são letras de “a” a “z”, números de “0” a “9”, o hífen, e os seguintes caracteres acentuados: à, á, â, ã, é, ê, í, ó, ô, õ, ú, ü, ç;

            •           Não conter somente números;

            •           Não iniciar ou terminar por hífen.

Para fins de registro, verifica-se uma equivalência na comparação de nomes de domínio. Esta verificação é realizada convertendo-se os caracteres acentuados e o cedilha, respectivamente, para suas versões não acentuadas e o “c”, e descartando-se os hífens. O registro de um domínio não é permitido se houver domínio equivalente pertencente a outro titular.

Normalmente, o pagamento pelo domínio é feito anualmente.
Garantir que a sua empresa tenha um domínio em seu nome é importante para o desenvolvimento dos trabalhos que serão feitos no ambiente online.

Um site com o nome, endereço e identidade visual da sua loja, empresa ou comércio é um cartão de visitas, uma vitrine que ajuda a divulgar o nome da marca e consequentemente aumentar as vendas no ambiente online ou fora dele.

Precisa de ajuda para registrar um domínio?
Entre em contato com a nossa equipe. Teremos prazer em ajudá-lo!