Os 4 princípios infalíveis para vender na internet


Os 4 princípios infalíveis para vender na internet

Como utilizar as suas redes sociais para ganhar mais dinheiro.

A crise econômica causada pela pandemia de COVID-19 levou muita gente a querer divulgar e vender produtos através de suas redes sociais. Confira abaixo quatro princípios essenciais para começar a vender na internet:

1 – Escolha um nicho

O primeiro passo para começar a utilizar suas redes sociais para vender é a escolha de um nicho. Moda, automóveis, educação e culinária são exemplos de nicho que você poderá escolher para vender algum produto, seja próprio ou de outra pessoa.  O seu nicho deve ser uma área que você já tem algum conhecimento ou inclinação e que, portanto, sente-se qualificado não apenas para oferecer produtos, mas para ajudar pessoas com a sua opinião, ensiná-las a diferenciar os produtos bons dos ruins, bem como mostrar a importância de se informar sobre aquele tema. Para escolher um nicho é importante levar em consideração os seguintes fatores:

  • Conhecimento prévio;
  • Dores e necessidades; 
  • Soluções comuns oferecidas.

De todos esses fatores, os dois últimos são os mais importantes. É a partir deles que você  começará o seu trabalho voltado para a promoção e venda do produto que escolheu. O conhecimento das dores, problemas e soluções enfrentadas pelas pessoas de um certo nicho te permitirá ajudar outras pessoas através do seu conhecimento e das suas opiniões. Tudo isto nos leva ao segundo princípio:

2 – Ajude pessoas

Vender na internet não se reduz a ficar oferecendo produtos incessantemente. Na verdade, o processo de vendas na internet envolve muito mais a busca por ajudar e orientar pessoas do que constantemente oferecer produtos e promoções. É neste momento que o seu conhecimento prévio acerca do nicho escolhido se torna essencial.

Para começar a vender é necessário primeiro que você comece a orientar e ajudar as pessoas que consomem produtos daquele nicho. Você deve sempre oferecer sua ajuda às pessoas que não sabem qual produto escolher, qual produto é adequado para cada necessidade, qual produto possui melhor custo/benefício etc. Se, por exemplo, o seu nicho é o de suplementos nutricionais, poderá começar orientando as pessoas sobre as diversas marcas de suplementos, qual a função de cada produto e quais você utilizou e teve bons resultados.

Nas redes sociais, voce deverá comentar, se envolver e engajar com as pessoas e páginas que são interessadas naquele nicho. A partir disso, ganhará visibilidade e notoriedade suficientes para que possa recomendar ou até mesmo oferecer os próprios produtos. Na medida em que você ajuda as pessoas, mais conquista sua confiança e notoriedade. Neste estágio, as dores dos outros devem se tornar o centro de toda sua atenção e dedicação. Aos poucos, você perceberá que elas naturalmente procurarão sua opinião e recomendação. É a partir disso que você caminhará para o terceiro princípio importante de todo esse processo:

3 – Construa uma comunidade

Em seu livro Tribos, o autor americano Seth Godin argumenta que o processo de reconhecimento e confiança por parte de outras pessoas depende de outras pessoas que liderem e construam suas respectivas tribos. Assim, após ter escolhido o seu nicho e ter se dedicado a ajudar aquelas pessoas, sua tribo se formará naturalmente. As pessoas terão interesse não apenas na sua opinião, mas em tudo o que você consome, quais são os seus valores, como é o seu dia-a-dia e quais são suas aspirações. 

No passo de criação da tribo, as pessoas ganharão uma conexão emocional e pessoal com você. Não se trata mais das suas opinões, trata-se de saber quem é você, qual a sua história e como conseguiu desenvolver aquele conhecimento. A partir disso a sua vida servirá de referência para elas. Elas tomarão decisões com base nas decisões que você tomou e farão escolhas com base nas escolhas que você fez. É por essas razoes que o quarto princípio se torna essencial e deve ser considerado a cada passo de todo o processo:

4 – Ofereça sempre o seu melhor

O processo de vendas poderá ocorrer tanto no passo 2 quanto no 3. Lembre-se: não há vendas sem confiança. E tudo que você fez até agora foi conquistar a confiança das pessoas. Por esta razão, é importante ressaltar que em cada momento as pessoas contarão com sua opinião sincera e bem fundamentada. De nada adianta oferecer ilusões ou opinar sobre coisas das quais você não conhece. Erros desse tipo rapidamente prejudicarão a notoriedade e a percepção que as pessoas possuem de você. A honestidade e a idoneidade são fundamentais em qualquer processo de vendas pela internet. Nas redes sociais, as opiniões e críticas são descobertas com uma velocidade maior que no mundo real. Por isso, todo cuidado é necessário ao avançar entre cada estágio. Ofereça sempre o seu melhor de maneira honesta e fundamentada, e aos poucos as pessoas perceberão o seu empenho.

Relembre os pontos fundamentais de todo o processo de venda nas redes sociais:

1- Escolha um nicho. Ou seja, escolha a área na qual você gostaria de se dedicar e inserir seu produto. A escolha do nicho deve contemplar seu interesses, conhecimento e experiência adquirida.

2 – Ajude pessoas. Dedique-se a orientar e aconselhar as pessoas daquele nicho. Busque entender suas dores e necessidades.


3- Construa uma comunidade. Dedique-se integralmente à comunidade de pessoas que buscam sua opinião. Partilhe com elas seus valores, gostos e histórias.

4 – Ofereça sempre o seu melhor. Jamais opine sobre o que não conhece. Jamais ofereça opinião sem análise e solidez. As pessoas rapidamente descobrirão qualquer intenção desonesta. Portanto, jamais subestime sua audiência!