Qual a importância do e-mail marketing para a minha empresa?


Qual a importância do e-mail marketing para a minha empresa?

Por que eu deveria usá-lo?

Essas são algumas das dúvidas mais frequentes ao desenvolver o trabalho de marketing digital. O e-mail marketing realmente funcionaria para o meu negócio?

Conforme falamos anteriormente no blog, o e-mail marketing é uma poderosa ferramenta de comunicação que serve para informar, fidelizar e atrair clientes já assíduos e potenciais clientes para o seu site ou loja virtual.

Segundo o IBGE, cerca de 94,2% dos brasileiros usam a internet para trocar textos e imagens pelo Whatsapp, Facebook e outras redes sociais. Eles acessam o e-mail e é esse o público que seu negócio pode atingir ao investir numa boa estratégia de disparo de e-mail marketing.

Apenas disparar o e-mail, porém, não funciona. É importante traçar estratégias e enviar mais do que promoções e ofertas. A mesma estratégia de marketing de conteúdo para o blog do seu site deve ser levada em consideração também ao se tratar do e-mail marketing.

As chamadas Newsletter são e-mails que contém informações sobre sua empresa, produto, seu ramo de atuação, tendências, novidades entre outros assuntos. A newsletter é uma oportunidade que o seu negócio tem de não apenas comercializar produtos, mas também informações.

Por exemplo: uma loja de roupas pode enviar uma newsletter através de um e-mail marketing falando sobre as tendências da estação, cores e modelos de novas coleções. Ao final do e-mail, existe o gancho certo para indicar peças da própria loja, com links e promoções para quem abriu o e-mail.

Esse tipo de estratégia fideliza o cliente que vai passar a encarar os e-mails enviados pela sua marca como uma oportunidade de adquirir informação e receber ofertas em primeira mão. A visibilidade da sua empresa aumenta e consequentemente as vendas também.

O e-mail marketing também funciona para confirmar pedidos e compras online, atualizar cadastros e alcançar aquelas pessoas que não usam tanto as redes sociais. Se você enviar o e-mail para 200 pessoas, todas elas receberão esse e-mail a não ser que haja algum problema técnico na caixa de entrada delas.

É interessante identificar, dentro do seu mailing, quais são os perfis dos seus clientes. Mandar o mesmo assunto para todas as pessoas pode não funcionar. O ideal é segmentar o seu público por sexo, idade e pelo que eles mais consomem da sua loja. Dessa forma, homens não receberão ofertas de produtos femininos com tanta frequência (a não ser que escolham receber) e também é possível configurar aquilo que cada fatia do seu mailing receberá. Você pode ainda oferecer cupons de descontos em aniversários, datas especiais como dia da mulher, dia das mães ou dia dos pais, por exemplo.

O retorno é significante com uma boa estratégia de disparo de e-mail marketing, os leads são gerados com muito mais facilidade quando a informação agrada, surpreende e oferece chances de negócios.

Precisa de uma boa estratégia de e-mail marketing para seu negócio?

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