Você sabe o que é um funil de vendas?


Você sabe o que é um funil de vendas?

Aprenda a estruturar o seu processo de venda

Você sabe o que faz com que seu cliente se interesse pelo seu produto? Sabe o momento exato em que o cliente o descobre? Sabe as razões que faz com que ele decida abrir mão do próprio dinheiro e fechar a compra? No marketing digital, o chamado funil de vendas é um termo utilizado para descrever o processo vivido pelo cliente desde o momento em que descobre o seu conteúdo (ou produto) até o momento da compra efetiva.

A analogia do funil serve para ilustrar o processo de maior envolvimento com uma empresa até o momento de decisão da compra de um determinado produto ou serviço.

Há vários modos de se dividir e classificar cada etapa do funil. Contudo, de um modo geral, o funil de vendas é utilizado para classificar seu público em quatro camadas principais:

Os visitantes

A camada dos visitantes está no topo do funil. Ela engloba toda o seu público potencial e procura determinar quais são as razões iniciais que fazem com que alguém visite o seu site, te siga no Instagram ou comece a consumir algum conteúdo que sua empresa produz.

Estas pessoas que são atraídas pelo seu conteúdo, possuem algum interesse naquilo que você oferece, mas não são tão engajados com a sua empresa. A camada de público mais engajada começa somente em um nível abaixo, no nível dos leads.

Os leads

A camada dos leads é determinada por um grupo que tem uma maior confiança no seu trabalho. Se na camada dos visitantes estão os curiosos, na camada dos leads já estão os clientes potenciais. Essas pessoas enxergam um valor maior no que você oferece e buscam consumir seus conteúdos gratuitos.

De maneira geral, os leads são assim chamados porque compõem as listas de pessoas interessadas que deixaram informações importantes para contato como email, telefone e área de interesse. Portanto, estas pessoas estão disponíveis não apenas para receber conteúdo gratuitos, mas, também, para receber ofertas e promoções exclusivas.

É dentro da camada dos leads que há um subgrupo especial que está sempre de olho nas oportunidades oferecidas por você.

As oportunidades

Um funil bem desenhado deve ser capaz de reconhecer quais leads estão mais propensos a comprar e finalizar o processo. É na camada das oportunidades que você buscará identificar e informar todas as pessoas que se mostraram mais interessadas em comprar de você, mas ainda nutrem alguma objeção.

Na camada das oportunidades, você deve investir um tempo maior em esclarecer as dúvidas e reafirmar a qualidade e necessidade do seu produto ou serviço. É neste momento que deve ficar muito claro para este público qual problema você é capaz de resolver, e de que modo este problema será resolvido.

Se as pessoas na camada dos visitantes mal o conhecem, é na camada das oportunidades que eles devem se sentir mais íntimos e confiantes o suficiente para poder fechar negócio. Com isso, espera-se que eles passem para a última camada do funil, ou seja,

Os clientes

Nesta camada estão as pessoas que, de fato, te contratam e se tornaram clientes. Note que as pessoas neste ponto do funil esperam muito mais que resolver um problema, esperam toda sua atenção, como também esperam que o valor investido se pague.

Se todo o funil descreve um processo de intimidade cada vez maior entre você e o seu potencial cliente. A camada dos clientes espera ter acesso a algo que não está disponível na camada dos visitantes.

De todos os passos, esse é o mais importante. Se o seu produto ou serviço for ruim, logo seu funil cairá. E não há funil milagroso capaz de salvar um produto ou serviço ruim.

Apesar do conceito do funil de vendas ser muito utilizado no marketing digital, ele pode ser utilizado em qualquer processo de venda de qualquer empresa. Por exemplo, se você é dono de uma loja física, poderá definir seu funil de vendas através das seguintes perguntas:

1 – Como as pessoas descobrem a minha loja?;

2 – O que leva as pessoas a se interessarem pelos meus produtos?;

3 – Quais clientes meus clientes procuram resolver quando entram na minha loja?;

4 – Por quais razões eles compram meus produtos?

Ser capaz de responder a essas perguntas te dará uma ideia muito mais precisa de todo o processo de vendas da sua empresa. A partir delas você poderá ajustar o seu funil, de maneira a melhorar e aumentar o seu faturamento!